sábado, 22 de setembro de 2012

Palavra e memória na reconstrução da identidade

Começa no dia 24 de Setembro, na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul, o primeiro módulo -- «Bilhete de Identidade» -- da oficina de escrita autobiográfica.
Podem também seguir no facebook os desenvolvimentos desta proposta:


A MINHA VIDA DÁ UM LIVRO

Em três módulos orientados e concebidos por
Manuela Gonzaga
(escritora)


Conceito
Palavra e memória na reconstrução da identidade
– Partindo da história pessoal para o registo literário, uma reflexão escrita sobre a própria identidade e desenvolvida ao longo de três módulos independentes:

– Quem sou eu? Ou «Bilhete de Identidade».
– Que pessoas ao meu redor me marcaram? Ou «memórias de infância».
– Momento fundador da narrativa. Ou «A minha vida dava um livro».

Nota: Esta Oficina de escrita biográfica conta, adicionalmente, com o apoio da editora Bertrand. Assim, quando um leque de textos de qualidade atingir um determinado volume, equaciona-se a sua edição antológica em livro, devidamente orientado pela autora do projeto.





https://www.facebook.com/pages/Oficinas-de-escrita-autobiogr%C3%A1fica/369065366502257

4 comentários:

  1. Manuela Gonzaga,

    Amiga, (permita-me que a trate assim)

    Como sabe estou na página do FB da Oficina da Escrita ...
    Gostava de colaborar mais.
    Resido no Brasil. Estarei por aí a partir de 10 de Outubro por uns dias.
    Acabei de formalizar com a Chiado Editora a publicação da minha autobigrafia, nem cuidei de saber se pela Bertrand seria melhor pois segui a recomendação de uma pessoa amiga que já publicou e eu é a primeira vez que o faço
    Tem sugestão a dar-me ?
    Obrigado!
    Um abraço com amizade.

    ResponderEliminar
  2. Caro António, já lhe respondi, ignoro se recebeu. Volto a fazê-lo. Parabéns pela publicação para breve das suas memórias. Desejo-lhe o maior sucesso, e já agora, que nao pare. A história da vida privada faz-se, e far-se-á, destes contributos singulares. Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Deixei passar a data do começo destas Oficinas de Escrita Autobiográfica... e só hoje vi que já vão para o terceiro e último módulo. Vão fazer mais, verdade?
    Acho maravilhoso como ajuda as pessoas a "sair" de si próprios.
    um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Açucena, na verdade vamos para o segundo módulo, já que o primeiro se desdobrou por duas semanas, a pedido de vários participantes.
      Os módulos são independentes. Se quiser aparecer amanhã (algumas pessoas vão fazê-lo porque não conseguiram estar presentes no primeiro) será bem vinda.
      Os proximos são em data a anunciar, mas com o lançento do novo livro da promotora e orientadora do projecto, Manuela Gonzaga, as datas ainda não estão confirmdas.

      Eliminar